Impasse nas negociações: Patronal oferece aumento de apenas 3,4%

postado em: Avisos APP, Notícias | 0
Nesta segunda-feira, 15 de abril, houve mais uma rodada de negociação entre o Sindicato dos Trabalhadores e o Sindicato Patronal, contudo, não houve avanços.
Os trabalhadores do Plástico reivindicam que o aumento deste ano seja da inflação (3,4%) mais um ganho real de 5% nos salários. Os representantes dos patrões dizem que é muito e ofereceram apenas a inflação do período que é de 3,4%. O Sindicato dos Trabalhadores Plásticos não aceitou a proposta e uma nova reunião deverá ser marcada para os próximos dias.
“A inflação de 3,4% não representa a realidade que o trabalhador está percebendo nos supermercados. O nosso poder de compra está cada dia menor. Nossa proposta é de 3,4% da inflação mais 5% de ganho real, totalizando 8,4%. Até podemos negociar um índice menor, mas somente a inflação não iremos aceitar”, disse Carlos Henrique Radun, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Plásticos de Joinville e Região, ao negar a proposta patronal.
O Sindicato ainda cobra outros pedidos como cesta básica para os trabalhadores e a possibilidade de vale farmácia. Estes pedidos também foram negados pelos representantes da indústria que avaliam não ser interessante obrigar todas as empresas a incluírem a cesta básica ou reembolso de 20% dos custos que o trabalhador tiver em medicamentos. “Temos empresas grandes, médias e também as pequenas que não teriam como bancar isso. Algumas já oferecem esse diferencial para o trabalhador, mas o Sindicato patronal não pode obrigá-las por convenção coletiva a oferecer”, justificou o representante patronal.