Impasse nas Negociações Salariais 2023

postado em: Notícias | 0

Impasse nas Negociações Salariais 2023

Fique atento as novidades – Atualizado em 20/04/2023

O Sindicato dos Trabalhadores e o Sindicato Patronal estiveram reunidos nesta quarta-feira, 19 de abril, em uma nova rodada de negociações salariais. Mesmo com algumas propostas, não chegaram a um acordo.

De início, o Sindicato patronal havia ficado de avaliar uma proposta do Sindicato dos Trabalhadores. Após amplas discussões de propostas foi apresentado pelo sindicato patronal o reajuste salarial de no máximo o índice do INPC, equivalente apenas 4,36%. A proposta considerada muito baixa foi rejeitada pelos representantes dos trabalhadores.

Após um breve intervalo, o patronal refez a proposta e chegou a oferecer 5% de reajuste nas cláusulas econômicas e a manutenção das demais cláusulas constantes da convenção coletiva de trabalho em vigor.

O Sindicato dos Trabalhadores Plásticos ressaltou durante a negociação que a categoria não recebe um ganho real nos salários desde 2019. Isto é, o último reajuste acima da inflação aconteceu há 4 anos e o ganho real da época foi de somente 0,33%. Os trabalhadores ainda lembram que nesse período houve somente o repasse da inflação anual, o que vem gerando insatisfação da categoria e fuga de funcionários para outros ramos de atividade em virtude do baixo valor salarial recebido pelos nossos trabalhadores.

Pandemia com alta produção
É inegável que durante a pandemia as empresas do setor do Plástico tiveram aumento expressivo na produção, o que a nível econômico geral não era esperado. Contudo, esse aumento na produção e conseqüentemente dos lucros das empresas não se traduziu em melhores salários, em especial dos trabalhadores da base.

Proposta do Sindicato dos Trabalhadores
O Sindicato Laboral entende que este ano, com a inflação baixa, o Sindicato Patronal, representando todas as indústrias deveria ser mais sensível ao pleito dos trabalhadores. Foi oferecida uma contra-proposta final pelo Sindicato dos Plásticos de 5,5%, com ganho real de 1,14% acima da inflação e um piso mínimo de R$ 1950,00 reais, incrementando o piso salarial em 6,8%.

Proposta negada pelos Patrões
Mesmo com esse empenho por parte dos trabalhadores, no intuito de acertar um reajuste aceitável sem desmerecer todo o empenho dos trabalhadores ao longo do ano, a proposta foi negada pelos representantes dos Patrões.
A conduta patronal despreza os problemas que os trabalhadores vem enfrentando nos últimos anos, principalmente com a inflação e a baixa no poder de compra dos salários. O que o trabalhador recebia antes, já não compra mais as mesmas coisas.

Sem acordo
Após a negativa da proposta do Sindicato dos Trabalhadores no Plástico de Joinville pelos representantes dos Patrões das Indústrias, a reunião foi encerrada e não há previsão de retomada imediata das negociações.

O nosso Sindicato espera que os patrões revejam seu posicionamento e contemplem a categoria com a proposta apresentada, o que faz o mínimo de justiça com os trabalhadores. São os trabalhadores quem realmente giram as engrenagens da indústria, produzem a riqueza com seu trabalho e merecem reconhecimento no seu salário.