Dispara número de rescisões erradas

postado em: Notícias | 0

Mesmo com a redução de 60% no número rescisões que passam pelo Sindicato dos Plásticos de Joinville depois da reforma trabalhista, dispararam os erros no acerto de contas entre trabalhadores e empresas. Desde o ano passado não é mais obrigatória que a rescisão seja feita dentro do sindicato, com a possibilidade de realizar na própria empresa.

Erro de R$ 5802 reais

Um dos trabalhadores iria deixar de receber R$ 5.802,69 reais caso a rescisão não fosse recalculada pelo Sindicato. “Pela CCT tanto a empresa quando o empregado tem direito a pedir a demissão e deixar o posto já no dia seguinte, sem precisar do aviso prévio de 30 dias. Neste caso a empresa fez o trabalhador cumprir mais 30 dias e teve que pagar pelo período trabalhado. Por fim deixou de fazer a homologação dentro dos 10 dias após a demissão e teve que pagar uma multa de mais 10% ao trabalhador”, explica Muri.

Trabalhador com problemas

Outro erro comum é a empresa errar o código sindical ou demitir e não realizar a homologação. Para o trabalhador começa a dor de cabeça, pois não consegue liberar o fundo de garantia e nem o seguro desemprego.